15 de maio de 2016

Pequeno almoço saudável

Hoje acordei com vontade de comer panquecas. É algo comum em mim ter vontade de comer determinadas coisas. Não, não estou grávida mas, sim, acho que a justificação está no ciclo menstrual, nas hormonas. É a "chatice" de ser mulher. :D

Da última vez que fiz panquecas, e primeira desde há muito tempo, a minha filhota quis provar; provou; e vomitou logo de seguida! (risos) Foi um pequeno almoço atribulado até porque eu ainda nem tinha começado a comer. O R., pelo contrário, gostou. Mas saliento que há muito poucos alimentos de que ele não gosta.

A receita que experimentei é muito badalada por aí na Internet: panquecas de aveia, ovos e banana. Não tinham farinha de trigo nem tinham leite. Era boa mas parecia um pouco "pesada", diria.
Desta vez, passei os olhos por algumas receitas disponíveis na Internet mas acabei por inventar a minha própria receita e acho que não me saí mal. Ficou mais parecido com uma omeleta enriquecida :D
Vou partilhar convosco para poderem opinar se são boas (ou não!). Estas quantidades dão para fazer 4 panquecas.

Deitar no copo da varinha mágica ou no liquidificador: [*c.s. = colher de sopa]
- 6 c. s. de flocos de aveia integral
- 1 c. s. de farinha de trigo (usei farinha para bolos, sem fermento)
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de leite (da próxima vez acho vou experimentar com iogurte, natural ou grego!)
- 1/2 c. s. de açúcar amarelo
Depois é só ligar a varinha mágica, ou o liquidificador, e obter uma mistura líquida bem amarelinha (especialmente se fizer com ovos caseiros, como eu).

Posso dizer-vos que gostei bastante (é uma versão mais concensual do que a que experimentei da outra vez) e o maridão também! Apesar disso, desta vez não demos a provar à piolhita (hoje não estavamos muito dispostos a "aventuras").

Uma panqueca foi servida com rodelas de banana e geleia de marmelo.



A outra panqueca foi saboreada com rodelas de banana e doce de cereja, com cerejas.


Espero que experimentem e que sintam um enorme prazer ao saborear, tanto quanto nós! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

É um prazer receber o seu comentário!